Finalmente chega: WESTWORLD!


A matéria possui leves spoilers

Finalmente em 02/10 chegou a guardada série WESTWORLD. Com roteiro de Jonathan Nolan e sua esposa Lisa Joy, e produção de J J Abrahams, não é se estranhar tanta expectativa.

A série também recebe reforço de um elenco de primeira: Anthony Hopkins como Dr. Robert Ford; Evan Rachel Wood como a protagonista Dolores; Ed Harris como o misterioso homem de preto; James Marsden como Teddy; Jeffrey Wrigth; Rodrigo Santoro e muitos outros.

Westworld se baseia no filme de mesmo nome lançado em 1973. No Brasil ele recebeu o título de: "Westworld - Onde ninguém tem alma" e muito provavelmente você já assistiu em alguma das sessões de cinema exibidas na TV aberta e à cabo. No entanto a série pretende ir bem além daquilo que o filme nos apresentou.

A história se inicia após 30 anos de atividades do parque temático "Westworld", chegamos ao parque da mesma forma que os personagens: acompanhando um trem que reproduz exatamente os trens do "velho oeste" (os passageiros inclusive se dirigem para lá vestidos "a caráter"). Antes porém somos apresentados a protagonista Dolores (Evan Rachel Wood, excelente), que está sendo entrevistada por um dos técnicos de engenharia robótica do parque. Pelas perguntas realizadas já ficamos sabendo que algo está acontecendo com os robôs, que obviamente está fora de seu programação.

Também ficamos sabendo através dos diálogos que o problema aparentemente é consequência dos constantes "uploads" na programação dos robôs. É quando entra em cena o Doutor Robert Ford (Anthony Hopkins), o responsável pelos "aprimoramentos"que os robôs estão recebendo.

As cenas no "centro de controle" do parque servem não só para nos mostrar o avanço tecnológico que possibilita a sua existência, mas também nos apresentam os costumeiros "dramas de bastidores" deste tipo de série. Coisas tais como: inveja e intrigas entre os técnicos engenheiros; segredos do "criador" Ford; e principalmente: objetivos ocultos das empresas que criaram e mantém o parque.

Mas o roteiro consegue mostrar todas estas coisas sem ser cansativo e sem revelar quase nada do que vira pela frente. Na verdade, o episódio piloto levanta inúmeras questões que serão a "espinha dorsal" do que vira.

Vale a pena observar atentamente a personagem Dolores, e o misterioso "homem de preto" (Ed Harris). Dolores repete várias vezes que prefere "ver a beleza do momento", e o homem de preto parece muito interessado nela e em fazê-la perceber que aquela vida não é real e que ela própria é um ser artificial. Mas Dolores, embora pareça completamente adaptada a programação original, talvez não seja assim tão inconsciente como achamos (atenção a sua última cena).

"TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO":

Como disse o episódio piloto levanta muitas perguntas, tais como:
- o que realmente se pretende com o parque?
- por que a busca cada vez maior pela imitação perfeita do ser humano?
- quem ou o que é o "homem de preto"? O que ele busca afinal?

Talvez poucos saibam, mas WESTWORLD teve uma continuação lançada em 1978, chamada "Futureworld". Neste filme os criadores do parque tinham como objetivo substituir líderes mundiais e pessoas influentes por robos, e assim dominar o mundo. Será que este será o objetivo dos criadores do parque na série?

Outro acontecimento que contribui com esta suspeita é o personagem Teddy (James Marsten). Quando um humano chega no parque ele é chamado de "novato" ou "novo", enquanto os robos são os "anfitriões". O personagem de Marsten foi anunciado como humano, mas ele morre algumas vezes no episodio e sempre retorna dormindo no trem (exceto em sua primeira aparição). Será que ele é um robo ou um humano substituído por um robo?

E o Santoro?   O Santoro aparece rapidamente como o chefe de um grupo de foras-da-lei. Porém, nas cenas dos próximos episódios ele voltara a aparecer. 

Para terminar: talvez nem todos gostem do piloto. Ele nos é apresentado de uma forma quase poética, principalmente nas cenas de transição de Dolores (ela sempre esta dormindo e acorda), Mas isto não significa que não haja cenas sangrentas (o que de fato é). Depende das expectativas que se tem sobre o episodio...

Teddy e Dolores


O misterioso "Homem de Preto"