Evidências apontam que Watchmen participará do Universo DC no cinema



Em 10 de julho de 2016 eu publiquei aqui mesmo no Action & Comics, uma matéria com uma teoria "maluca" que eu desenvolvi acerca do universo cinematográfico DC no cinema. Afirmei que tudo o que ocorreu em Batman v Superman se passou em uma realidade alternativa resultante de um paradoxo temporal criado pelo Flash, após viajar no tempo para levar uma mensagem ao Bruce. (Confira minha matéria completa clicando aqui)

Eu apresentei vários easter eggs que indicavam a presença,  a atividade e existência dos personagens de Watchmen na realidade onde se desenvolve o filme Batman v Superman.  Isso seria possível em decorrência da alteração da realidade causada pelo Flash que fez ambos os universos de Watchmen e BvS coexistirem.

E quais foram os indícios que observei no filme BvS  que utilizei para fundamentar essa minha teoria?

 As excessivas referências aos personagens de Watchmen no início,  meio e fim do  filme Batman v Superman e além disso a escalaçao de atores que participaram do filme Watchmen e que também estarão presentes no univeeso DC que está se formando no cinema, e a recente foto do "uniforme tático" do Batman, divulgado por Zack Snyder.

Vejamos:

A Escalaçao dos Atores.

Temos observado que atores que tiveram papéis cruciais no filme Watchmen de 2008, foram escalados para também atuar no universo DC no cinema.

 Jeffrey Dean Morgan:  atuou como o Comediante no filme Watchmen em 2009, em 2016 o mesmo ator interpretou o pai de Bruce Wayne Thomas Wayne  em Batman v Superman


William Gaither Crudup: atuou em Watchmen como Dr. Manhattan - o ser que no DC Rebirth é responsável por criar toda uma nova realidade chamada Novoa 52. William Gaither Crudup estará no universo DC no cinema e será, curiosamente o pai de Barry Allen que também "criou" uma nova realidade nao viajar no tempo.


Vejamos que esses dois atores que mencionei estão presentes em universos diferentes assumindo papéis diferentes.  Não seria um claro indício se um multiverso DC no cinema?


Indícios da presença de personagens  de  Watchmen no universo de Batman v Superman 

O fato mais curioso e que mais me chamou muito a atenção, foi a presença exagerada de referências aos personagens de  Watchmen em Batman v Superman, um filme de 2009, que não tem ligação alguma com o universo DC que está se formando no cinema. Ou será que tem?
Não acredito que minha teoria seja uma "coincidência" quando olhamos as outras mídias da DC. Nos quadrinhos está havendo um "encontro" de realidades, pois os personagens de Watchmen estão sendo introduzidos no DC Universe Rebirth; na série do Flash já foi confirmado o evento que altera a realidade chamado Flashpoint. Ora, vemos que alterar a realidade é uma tendência da DC nessas mídias que citei;  por que também nao seria diferente no cinema?
Acredito que,  assim como foram reintroduzidos no universo DC nas HQs, os personagens de Watchmen, também serão reintroduzidos pela DC no cinema e Batman v Superman já nos dá claros indícios disso. Observe que o DC Universe Rebirth foi idealizado nos quadrinhos, pelo mesmo artista que agora é o responsável pelo universo DC no cinema: Geoff Johns. O que o impediria de levar elementos da HQ que é o mais novo fenômeno de critica e vendas da editora, para o cinema?

Logicamente o contexto social é outro, diferente de 1986, o qual tinha por plano de fundo a Guerra Fria; os personagens entao, serão adaptados à epoca dos eventos que ocorrem na realidade em que se passa o filme Batman v Superman

Há indícios da existência - e até da atuação- de personagens de Watchmen, no início,  no meio e no fim de Batman v Superman.

 Vejamos:

No Início do Filme



Há um outdoor pichado com a seguinte mensagem “O fim está próximo“. Essa mensagem escatológica, oriunda da bíblia sagrada (Epístola de São Pedro, capítulo 4, versículo 7), é a  base da pregação feita por Walter Kovacs (Rorschach) em Watchmen. Mas, e se essa pichação não foi apenas uma “referência” a Rorschach? E se ela indica que Walter Kovacs está ativo nessa realidade do filme e que é ele próprio o autor da pichação no outdoor de Gotham City? Curiosamente também há uma referência a essa mesma frase na animaçãoFlashpoint, na realidade já alterada pelo Flash. Seria mais um indicativo de que realmente o filme de Snyder se passa em um universo modificado?
Vale ressaltar que essa frase apareceu também em Watchmen e depois em Flashpoint e ambos se passam em duas realidades paralelas ao universo principal da DC nos quadrinhos. Ora, essa mesma frase em Batman v Superman também não indicaria o mesmo em relação ao universo onde se passammoa eventos se BvS?

 No meio do filme



Na cena que Batman carrega Superman no ombro, quando ele está inconsciente, percebe- se no lugar onde ocorre o duelo, uma mensagem pichada em uma coluna, em latim, que diz: “Quis custodiet ipsos custodes?“. Essa frase é do poeta Juvenal – satírico de Roma do século I e II – e significa "Quem vigia os vigilantes?", sendo adaptada por Alan Moore como premissa máxima de Watchmen. Isso é mais uma pista que nos leva a crer que tanto os personagens de Watchmen quanto BvS existem em uma mesma realidade.

No final do filme




No Planeta Diário, a câmera trata com muita importância um quadro na parede com a capa de uma edição antiga do jornal Planeta Diário,  com a notícia da morte de John F. Kennedy em destaque. Qual a relevância essa notícia teria para o filme, a ponto de ser tão destacada? Para mim é uma clara uma alusão ao Comediante pois, em Watchmen, foi ele quem matou  o Presidente dos Estados Unidos. É mais uma indicação de que o Comediante existe e de que os personagens de Watchmen e Batman v Superman, estão numa mesma realidade alterada?
Vemos que logo após ser mostrada a edição do Planeta Diário com a morte do Superman, é exibido o jornal com a morte de JFK, ambos com o mesmo título. Como o a notícia com a morte de John F. Kennedy é uma alusão ao Comediante, esseas duas edições do Planeta Diário dw épocas distintas - mas muito parecidas, por trataram de um mesmo tema, a morte de ícones americanos, parecem que foram deixadas como pistas, de que  nessa mesma realidade  onde o Superman morreu, o Comediante também matou JFK.


O novo uniforme do Batman divulgado por Zack Snyder




Diante de todos oa argumentos que eu já apresentei, e as referências aos personagens de Watchmen no universo cinematográfico DC, curiosamente, esta semana, o diretor Zack Snyder divulgou uma imagem de um novo uniforme do Batman, que foi chamado de "uniforme tático".
Ocorre que o uniforme parece uma versão atualizada do personagem Coruja, de Watchmen, devido a semelhança com o personagem...
Acredito que a semelhança não é uma simples coincidência ou inspiração, mas de uma "trolagem" do diretor tentando confundir o fãs. O personagem da foto que fora divulgada trata-se do próprio Coruja ou Batman de alguma Terra/realidade alterada. 


Essa participação dos personagens de Watchmen no universo DC no cinema não me surpreende, por dois motivos: o mesmo já vem ocorrendo nos quadrinhos,  e todos os filmes envolvidos nesta minha "teoria de multiverso cinematográfico", envolve três filmes que possuem algo em comum: o mesmo diretor - Zack Snyder (além de alguns atores, como mencionei).

Concluo essa minha "alucinação nérdica" afirmando que há vários (e fortes) indícios de que a Warner está estabelecendo nao um simples universo, mas um Multiverso DC no cinema.


Por Jamy Milano