[resenha] GOTHAM - Rise of The Villains - temporada 4 Episódio 1: Mad City - Better to Reign in Hell


(Cidade Louca - Melhor Reinar no Inferno)

Tem spoilers, mas bem pequenos....

E retorna a série Gotham com algumas mudanças, não na cidade, mas em um personagem em especial: James "Jim" Gordon.


Como vimos na temporada anterior, depois de enfrentar todos aqueles "viloes" (vamos dizer assim)em Arkhan, Jim resolveu sair em busca de seu amor Lee. Mas, em séries como Gotham as coisas nunca funcionam do jeito que se quer (aliás onde funcionam?), e logo no início do episódio, numa cena relâmpago (apenas alguns segundos)tudo vai por terra e temos um novo Jim. 



E é o que mais se explora no episódio. James Gordon agora é uma caçador de recompensas, e sua introdução em seu novo trabalho é fantástica. Os roteiristas apesar da violência, aparentemente querem um equilíbrio melhor com o humor, que por estranho que pareça fica mais a cargo de Gordon e Bulock. 



Bruce Wayne também apresenta mudanças. Parece mais decidido e se aproxima muito do que acompanhamos nos quadrinhos. Porém, não age com muita inteligência. Com o recente conhecimento que obteve em Arkhan na temporada anterior, resolve trazer à tona o grupo oculto, ou a irmandade da Coruja. O que diga-se de passagem é uma estupidez(aliás, Bruce já saber sobre os Corujas meio que "quebra" a cronologia dos quadrinhos, com  certeza os fãs mais fanáticos se irritarão com isto). 



Mas, na minha opinião quem rouba a cena mesmo é Fish. Quando a atriz resolveu deixar a série foi uma tristeza geral. Agora que volta com todos aqueles maneirismos e poderes ainda por cima. volta a brilhar. Porém pode ser que sua volta não seja definitiva, em vista dos acontecimentos do episódio.

Pinguim, pelo menos neste episódio, está excessivamente bufão. Especialmente ao contracenar com Butch, a ex de Gordon (Bárbara) e Tabitha Galavan.. 



Mas, não há o que reclamar. É um bom episódio de retorno. Aparecem alguns vilões que conhecemos (tipo Morcego Humano, rapidamente). E todo mundo espera que Jerome retorne. 

Antes de terminar dois detalhes:
1) permanece o mistério do sósia de Bruce;
2) os roteiristas introduziram Vick Vale, que nos quadrinhos teve um "lance" com Bruce. Aparecendo agora, mais uma vez a cronologia vai para o espaço (a cronologia original, porque a de Novos 52 está alinhada). A foto dela está aí embaixo

Vicky Vale