POR TRÁS DOS QUADRINHOS: RONIN by Frank Miller (1983/1984)

RONIN by Frank Miller (1983/1984)
É uma Graphic Novel da DC, escrita e desenhada por Frank Miller e colorida por Lynn Varley. Publicada inicialmente como minissérie em seis edições, entre 1983 e 1984, narra a história de um samurai que reencarna num deficiente físico numa Nova York distópica, a tempo de enfrentar seu maior inimigo, o demônio Agat, responsável pela morte de seu mestre e sua automática transformação no Ronin do título. Neste trabalho, Miller expõe toda a influência dos mangás e da Banda desenhada franco-belga em seu estilo narrativo e gráfico, em especial, a obra de Kazuo Koike e Goseki Kojima, Lobo Solitário. De qualquer forma, Ronin contribuiu para a popularização dos mangás no Ocidente, particularmente da série Lobo Solitário (cujas edições ocidentais contaram com capas desenhadas por ele). O interessante é que não foi muito bem recebida pelo público da época. Talvez pela forma muito inovadora de contar histórias. Mas foi muito aclamada pela crítica. E esse pode ser o motivo de Ronin ser uma HQ um tanto desconhecida. 
Ronin foi o primeiro trabalho para a DC Comics de Miller. Depois de ter “reinventado” o Demolidor, Frank Miller foi contratado pela DC com status de astro e Ronin foi um abre-alas para: Batman: Ano Um e Batman: O Cavaleiro das Trevas. 
Ronin saiu no Brasil em diversos formatos, pela Editora Abril e pela Opera Graphica. que lançou um álbum de luxo de capa dura.

Para baixar as SCANS (feitos a partir das três edições publicadas pela Opera Gráfica) click AQUI!
CONVITE!

Se você aprecia este tipo de postagem, lhe convido a se juntar ao nosso GRUPO no facebook que é dedicado a compartilhar curiosidades e imagens do passado antigo ou mesmo mais recente, desde que sejam curiosas e que nos tragam boas memórias.
JUNTE-SE A NÓS: MEMÓRIA NERD