MEMÓRIA NERD: O BESOURO VERDE (Green Hornet)

O BESOURO VERDE (Green Hornet)


É um personagem interessantíssimo (na minha opinião!) Criado por Fran Striker e George W. Trendle, primeiramente como um programa de rádio em 1936 que narrava a aventura de dois vigilantes mascarados que combatiam o crime na Detroit da década de 30. 
Para a polícia, o Besouro Verde e seu fiel escudeiro Kato,um oriental mestre em artes marciais, eram criminosos procurados. Mas o Besouro é, na verdade, Britt Reid, editor do jornal "Sentinela Diário" e Kato, seu mordomo e assistente particular. Britt fingia ser um fora da lei para combater as quadrilhas por dentro. 
Desde então nosso herói ficou famoso, evoluiu para além das rádios, chegou ao cinema, as histórias em quadrinhos e a televisão. Embora, O personagem seja mais lembrado pela série de TV de 1966, onde Bruce Lee interpretava o Kato.
A série radiofônica foi transmitida de 31 de janeiro de 1936 a 5 de Dezembro de 1952 pela Rádio WXYZ de Detroit, Michigan.  A primeira revista em quadrinhos do Besouro Verde foi lançada em dezembro de 1940. A "Green Hornet Comics", publicada pela Helnit Comics, com roteiros do próprio Fran Striker. Esta série teve apenas seis (6) edições. Desde então a dupla vagou por várias editoras e artistas, chegando a ser desenhado por Frank Thorne, Jack Kirby e outros famosos. Sendo que em 2009 a Dynamite Entertainment obteve os direitos de publicação e vem tentando dar vida nova a dupla mais que dinâmica.
No cinema, foi primeiramente interpretado por Gordon Jones no seriado de 1940 e Warren Hull (que também fora "Mandrake, o Mágico") na sequencia em 1941. Em ambos, Kato foi interpretado por Keye Luke (popular por fazer o Filho no. 1 de "Charlie Chan" e Mestre Po da série de TV "Kung Fu").
Entre 1966-67 foi produzida uma série de TV, com Van Williams (Besouro Verde) e Bruce Lee (Kato), pelos mesmos produtores da série "Batman" (com Adam West e Burt Ward). As duas séries, inclusive, foram exibidas simultaneamente e chegaram a ter um intercâmbio entre os personagens. O Besouro Verde teve 25 episódios, 



A série inspirou um longa com Seth Rogen (Besouro Verde) e Jay Chou (Kato), que foi lançado em 2010. 

CURIOSIDADE: O personagem, como mencionei, fora criado em 1936 e acabou por antecipar (ou influenciar!) alguns conceitos presentes nos quadrinhos de super-heróis surgidos na Era de Ouro dos Quadrinhos e que começou oficialmente em 1938 com o lançamento do Superman. Ou seja, dois (2) anos depois da criação do personagem.


CONVITE!
Se você aprecia este tipo de postagem, lhe convido a se juntar ao nosso GRUPO no facebook que é dedicado a compartilhar curiosidades e imagens do passado antigo ou mesmo mais recente, desde que sejam curiosas e que nos tragam boas memórias.
JUNTE-SE A NÓS: MEMÓRIA NERD