[entrevista] COSPLAY - Edward Mãos de Tesoura & Kin por Catherine Oliveira Fotografia

Sou uma amante de fotografias, arte e cosplay. E quando alguém consegue unir todos os três de uma tacada só, é inevitável eu fico eufórica e extasiada. O mais bacana disso, que descobri Catherine Oliveira Fotografias, passeando na minha timeline. Tudo porque, um de seus modelos, é um conhecido, que deu vida ao personagem clássico de Johnny Depp - Edward Mãos de Tesoura.  Compartilhei parte das fotos em nosso grupo da Actions e Comics, porém, mesmo assim, não me vi satisfeita e decidi entrevistar Catherine.
Segue a breve entrevista e fotos de seus excelente trabalho:

1 - A quanto tempo trabalha com fotografia?
Esse mês completei 3 anos como fotógrafa.



2 - Seus trabalhos tem toques bem particulares. Inclusive em fotos de ambiente "comum", como festas tradicionais, de aniversário, casamento entre outros. Alguma explicação para isso, ou simplesmente acontece?


Pergunta ótima, e difícil! 
Costumo dizer que se um dia apenas fotografo sou feliz, mas quando faço parte de um todo, tudo faz mais sentido, deixo de ser apenas uma atenta observadora e passo a sentir pelo outro. 
A fotografia pra mim é deixar meus problemas de lado, esquecer, e por alguns momentos viver a emoção de quem está diante das câmeras. Não com sorrisos forçados e implorados, mas conquistados. Não com poses milimetricamente pensadas, mas com verdade em cada movimento, para aí sim, congelar o tempo. É isso, VERDADE!

3 - Porque a escolha da historia, personagens de Edward Mãos de Tesoura?

Cresci em meio à arte e consequentemente estive envolvida com cada conto que nos era apresentado, com atenção a cada cor, luz, forma. Com saudades de criar muito além da fotografia pedi à aqueles que me acompanham que me desafiassem com personagens, temas, histórias, a partir das quais criaria novos ensaios, de um jeito novo (para mim). Vários temas me fascinaram, me fizeram lembrar de origens que me fizeram quem sou como artista. Mas o Edward, quando li que o Edward era um dos personagens indicados o coração acelerou, como se tivesse que ser. No mesmo momento fui atrás de um “Deep” ... E a nossa “Kin” caiu nos nossos braços! Hehe
Design de moda escolhida a dedo e pronto...
...Tudo fluiu maravilhosamente, e em poucos dias estávamos clicando! 


4 - Pensa em se especializar, ficar mais conhecida com fotos com cosplayers?

Como disse antes, os desafios nos renderam ideias maravilhosas, e buscando envolver todo tipo de artista nessa “brincadeira de gente grande”, muitos personagens ainda estão por vir! 
A lista é grande, o tempo curto, mas entre um evento e outro, um trabalho e outro, envolveremos quem nos acompanha com antigos e novos personagens! 

5 - O que foi mais dificil na produção de Edward?
A escolha do material no qual faría as mãos com certeza foi um desafio, mas a maquiagem foi definitivamente o que nos tomou mais tempo! Mas amei fazer tanto um quanto o outro, já que sentia falta de fazer trabalhos manuais. A Déia, design de moda também teve um trabalhinho com as roupas, mas no fim, tudo saiu melhor do que sonhávamos!  



6 - Quem são todos os envolvidos no ensaio?
O Filipe F. Salvador foi perfeito no papel de Edward, quando olhava “as suas” mãos de tesoura nos levava para o mundo do Tim Burton, foi incrível! Ele administra o insta @nerdgardian, lá tem muita coisa legal do universo Geek. ^^ A Mayara Torres não podia ser mais perfeita do que foi para o papel da Kin, tinha toda a doçura e o cuidado que a personagem nos traz no filme. E a Déia Almeida trabalhou maravilhosamente bem nos figurinos, deixando tudo ainda mais mágico!


7 - Há planos para novos? Quais?
A lista é grande, bem grande, desde personagens infantis clássicos à personagens antigos e novos de filmes que amamos. Oque posso adiantar é que muitos outros personagens do Johnny Deep em filmes do Tim Burton aparecerão em nossos ensaios. 



8 - Querendo ou não, buscasse uma referência antiga, porém muito conhecida para fotografar. Pensa em algo mais recente, atual?
Sim! O Edward tinha que ser o primeiro...
... Fez parte do nosso crescimento, das muitas “sessões da tarde”.
Embora muitos dos personagens que nos deram sejam clássicos, também têm dentre eles aqueles mais atuais que já nos conquistaram, lembrando que ainda estamos abertos a ideias! ;)



9 - Qual foi a experiência, o proveito mais bacana com esse ensaio?
Criar! Eu sei que a arte não é minha, não é nossa. Mas recriar universos tão desejáveis do imaginário, sentir-se por algumas horas dentro de um mundo tão distinto do nosso é sem dúvida a melhor parte dessa nova etapa!




10 - Algo a mais poderia ou deveria ser explorado ou chegasse no resultado que imaginava?
Foram 4h de produção para menos de 1h de fotos, suficiente, mas poderíamos ter dirigido tudo com mais calma e ter revisto o filme juntos, colocando todos os detalhes em pauta, coisa que nos próximos, sem dúvida faremos!