POR TRÁS DOS QUADRINHOS: ARROW (O Arqueiro Verde)


Muitos heróis usando arco e flecha surgiram nos quadrinhos, após o surgimento do personagem Arrow, da Centaur Comics, em 1938, mas nenhum outro durou como Arqueiro Verde e seu parceiro, Speedy (aqui no Brasil era conhecido como Ricardito).Criados por Mort Weisinger e George Papp para a revista More Fun Comics #73, de novembro de 1973, eles são Oliver Queen e Roy Harper. 
Ollie - como também é conhecido - era um milionário industrial que um dia caiu bêbado de seu iate e terminou naufragado em uma ilha, supostamente deserta, na costa da Califórnia. Enquanto estava lá, ele teve de se virar para sobreviver e aprendeu, sozinho, a usar um arco e flechas improvisados. Só que Ollie descobre que a ilha não é tão deserta quando piratas modernos desembarcam lá, que era a base deles. Usando sua habilidade recém-adquirida, Ollie derrota os piratas e os leva de volta, presos. Ele não se identifica e é chamado de Robin Hood moderno, então decide se tornar o vigilante Arqueiro Verde. Tempo depois, ele conhece o jovem Roy Harper Jr. que era um fã dele. O pai de Roy, Roy Harper, era um guarda florestal que salvou uma tribo navajo de um incêndio florestal, mas terminou morrendo durante o ato. Então Roy foi criado por Arco Valente, um membro da tribo, que o ensina a usar arco e flecha. Quando conhece o Arqueiro Verde, os dois decidem disputar para ver quem é o mais rápido, só que um assalto termina ocorrendo e ambos precisam encarar os bandidos. Roy impressiona o Arqueiro Verde com sua velocidade com arco e flecha e este o adota, tornando seu parceiro Speedy. Os dois agiam em Star City e se assemelhavam em vários aspectos ao vigilante de Gotham City, Batman. Ollie tinha um Flecha-carro, um Flecha-plano, eram chamados pelo sinal-Flecha e viviam na Flecha-caverna. 
Em 1946, as histórias do Arqueiro Verde mudaram da More Fun Comics e foram para a Adventure Comics e World's Finest Comics. Arqueiro Verde e Speedy conseguiram sobreviver aos problemas que os quadrinhos sofreram com a decadência pós-II Guerra Mundial, a ascenção de caubóis e quadrinhos de romance e o psiquiatra Fredric Wertham. Quando a Era de Prata chegou, Arqueiro Verde chegou a integrar a Liga da Justiça da América, enquanto Speedy se tornou um membro tardio da Turma Titã. Em 1969, o desenhista Neal Adams deu uma nova aparência para Ollie, lhe colocando um cavanhaque Van Dyke irreconhecível e que se tornou característico do personagem. Tanto que o roteirista Denny O'Neil pede que seja usado no personagem nas histórias da Liga da Justiça. Nas histórias, O'Neil decide que Ollie perde sua fortuna e se torna um ativista esquerdista, defensor dos direitos humanos, e sempre bate de frente com Batman e Flash (Barry Allen). 
No ano seguinte, em 1970, O'Neil e Adams se uniram para escrever e desenhar a jornada de Oliver Queen e Hal Jordan pelos Estados Unidos na revista Green Lantern/Green Arrow. Nas histórias vemos mais do lado humanista político e nervoso do novo Oliver Queen. Uma das grandes mudanças nessas histórias também veio com Roy Harper, que, devido a negligência de seu tutor, começou a se drogar. Temos umas das cenas mais emblemáticas de todos os tempos, com uma mudança brusca do lado humanista de Ollie, ao agredir Roy. Roy consegue sair dessa, não graças a Ollie, mas sim de Dinah Lance, a Canário Negro, e seus amigos da Turma Titã. Ele se torna conselheiro de um grupo anti-drogas e membro do DEA, orgão do governo estadunidense de combate às drogas. Enquanto isso, Ollie e Hal conhecem o engenheiro John Stewart, que viria a se tornar o terceiro Lanterna Verde. A série teve grande sucesso, mas não alavancou as vendas da revista do Lanterna Verde. 
Então, as histórias de Ollie foram deslocadas para a Action Comics, dividindo espaço que Superman. Ano depois ele ganhou uma pequena série que mostrava a rivalidade com um de seus piores inimigos, Conde Vertigo. Nessa época, Ollie chegou a ser colunista de jornal e se candidatou a prefeito de Star City. Depois de Crise nas Infititas Terras, Arqueiro Verde foi agraciado por ser escrito e desenhado pelo artista Mike Grell, que criou a minissérie Caçadores, onde Ollie vivia com Dinah Laurel Lance e ela termina sendo sequestrada e violentada, levando Ollie a caçar os agressores e matá-los. Também surge a personagem Shado, uma arqueira japonesa que violenta Oliver e termina tendo um filho dele. Grell continuou com o personagem e se desfez das flechas gadgets de Oliver, lhe deu um ar mais urbano, alterando seu uniforme, e criou novo inimigos e amigos, distanciando o Arqueiro Verde e a Canário Negro do restante do Universo DC. Eles agora residiam em Seattle e tinham um floricultura. Além disso, Grell mudou aspectos da origem de Oliver, colocando-o como um herdeiro de um império milionário que o ganha após a morte de seus pais. Mantem-se os aspectos do naufrágio na ilha, mas amplia sua história para um treinamento no Tibet, além de incluir a personagem Brianna Stone, um ex-namorada radical, que ele conhecera na faculdade. A série teve grande sucesso, mas a DC não gostou do distanciamento e começou a incluir o personagem em outras histórias do Universo DC. Quando Grell deixou a série, Arqueiro Verde retornou totalmente para o Universo DC, participando como personagem coadjuvante em histórias da Liga da Justiça e do Lanterna Verde.
Em dezembro de 1994, Oliver esteve na saga Zero Hora, onde Hal Jordan, transformado em Parallax, decide reconfigurar o tempo, pois queria que Coast City, sua cidade, não fosse destruída por Mongul e o Super-ciborgue. Ao final da saga, Ollie acerta seu melhor amigo com uma flecha, aparentemente, matando-o. Isso o abala drasticamente, e as coisas não melhoram quando ele descobre que uma antiga namorada, Sandra Moonday Hawke, teve um filho com ele, o jovem Connor Hawke. Quando conhece Connor, só acredita ser um jovem que o admira, mas depois descobre o segredo e se aborrece. Ollie termina morrendo quando busca impedir terroristas de destruir Metropolis, e Connor assume seu legado. Nesse ínterim, Roy começou a trabalhar para o CBI, liderado pelo Sangento Steel. Logo lhe foi incumbido de investigar a assassina profissional Jade Mguyen, conhecida como Lince, mas termina se relacionando com ela, que depois abandona. Ao saber que Jade teve uma filha dele, Lian, Roy se une ao Asa Noturna, ex-Robin e amigos de longa data, para impedir Lince de assassinar um diplomata.  Roy depois se muda para Los Angeles e se torna investigador particular, mas logo depois se junta ao grupo de espionagem e ação tática, Xeque-Mate, e se torna Arsenal. Ele decide reformular os Titãs, mas não dá certo, pois são sequestrados por Vandal Savage. Anos depois, com a morte de Donna Troy, ex-Moça Maravilha e atual Tróia, nas mãos de um andróide do Superman, Roy se juntou ao Asa Noturna e formou um novo grupo de Renegados. Passado vários anos, o roteirista Kevin Smith traz Oliver Queen de volta dos mortos na minissérie "O Espírito da Flecha". Nela Oliver retorna graças ao seu amigo Hal Jordan que, antes do sacrifício em Noite Final, decide trazê-lo dos mortos, mas, apesar das memórias e lembranças, é uma casca vazia.
Nessa minissérie, além de Oliver fazer parceria com seu filho Connor, com seu ex-parceiro Roy e sua ex-namorada Dinah, ele conhece a jovem Mia Dearden, uma moça que é portadora do HIV, e que se torna sua nova pupila. Mas ele consegue conquistar sua alma de volta graças, novamente, ao seu amigo Hal Jordan, que se tornara o novo Espectro. Daí por diante, Ollie decide treinar Mia a tornando a nova Speedy. Ele assume o romance com Dinah, prometendo ser mais fiel, e assume a paternidade de Connor, aceitando-o como o segundo Arqueiro Verde. Roy se muda para Star City e se torna mais ativo na vida de Ollie, fazendo, as vezes, parcerias. Ele se torna o Arqueiro Vermelho e integra a Liga da Justiça, vindo a ter um romance com Kendra Saunders, a Mulher-Gavião.
Oliver volta a atividade de empresário, reerguendo sua empresa, e termina enfrentando novos perigos e inimigos. Ele se casa com Dinah - que não dura muito tempo - e volta a se candidatar a prefeito de Star City, mas dessa vez sai vitorioso. Star City sofre um desastre causado pelo vilão Prometeus, que antes atacara a Liga e decepara o braço de Roy. No ataque a cidade de Roy e Ollie, Lian, que estava sob os cuidados de Mia, termina morrendo, causando um colapso nervoso em Roy e tornando-o irascível e, as vezes, irracional. Enquanto isso, Ollie parte na caça de Prometeus e, sem dó e nem piedade, o mata. Depois dos acontecimento de Ponto de Ignição, onde as empresas de Oliver, a Green Arrow Industries, fornece armamento pesado ao exercito em constante luta contra os chamados meta-humanos, Oliver Queen e Roy Harper ganham novas história em Novos 52. Alguns aspectos da história de Oliver e Roy são mantidos, mas mudanças significativas aconteceram, também, como Roy agora é parceiro do segundo Robin, Jason Todd, o Capuz Vermelho, no grupo Renegados, tendo um affair com a alienígena Estelar. Já Oliver mantem-se como donos das Empresas Queen e a noite veste seu traje de ação, se tornando o Arqueiro Verde, mas nunca teve nenhuma relação com Dinah Lance.
CURIOSIDADE: O sucesso do personagem Oliver Queen na série de TV "Smallville", onde ele era vivido pelo ator Justin Hartley - que por pouco não viveu o personagem Arthur Curry em "Mercy Reef" -, lhe garantiu um série-solo, Arrow, que estreou em 22 de outubro de 2012, com o ator Stephen Amell a frente vivendo Oliver Queen e o arqueiro. O nome Arqueiro Verde só veio a surgir no primeiro episódio da quinta temporada (07/10/2015), onde ele assumiu um novo uniforme e um novo nome.

Contribuição do amigo Andre Luz 

CONVITE!
Se você aprecia este tipo de postagem, lhe convido a se juntar ao nosso GRUPO no facebook que é dedicado a compartilhar curiosidades e imagens do passado antigo ou mesmo mais recente, desde que sejam curiosas e que nos tragam boas memórias.
JUNTE-SE A NÓS: MEMÓRIA NERD