MEMÓRIA NERD: DONKEY KONG (1981)


O Super Nintendo, um dos consoles mais icônicos da gigante japonesa Nintendo, completou 25 anos nesta semana.  Então, decidi homenagear esta fábrica de sonhos neste MEMÓRIA NERD. Divirta-se...

Mario & Donkey Kong Numa Só Tacada!

Conta a lenda que este jogo era o último de uma série de esforços da Nintendo para entrar no mercado norte-americano de jogos. Hiroshi Yamauchi, o presidente da Nintendo na época, delegou o projeto a um designer de jogos de primeira viagem chamado Shigeru Miyamoto. 
A origem do nome "Donkey Kong" varia, alguns boatos dizem que foi uma comunicação ruim que alterou o nome original da série, outro boato é de que Miyamoto procurava no dicionário de inglês algo que significasse bobo ou teimoso e acabou encontrando Donkey que significa burro.
Donkey Kong é um jogo arcade que inagura o gênero plataforma, criado por Miyamoto, desenvolvido pela Nintendo e lançado em 9 de Julho de 1981. O jogador controla o carpinteiro Jumpman, e deve resgatar sua namorada Lady (renomeada Pauline posteriormente) que foi raptada por seu gorila de estimação Donkey Kong (o até então jovem Cranky Kong). Jumpman foi renomeado posteriormente como Mario em homenagem a Mario Segale, proprietário do armazém utilizado como escritório pela Nintendo of America. Orinalmente, a idéia era produzir um jogo de arcade baseado na tira cômica do Popeye the Sailor Man, porém a Nintendo não conseguiu obter a licença do personagem. Shigeru Miyamoto no entanto manteve o conceito do projeto, em que Brutus e Popeye brigam pelo amor de Olívia, porém com personagens de sua própria autoria. Jumpman era Popeye, Pauline era Olívia Palito e Donkey Kong, era Brutus, sendo este futuro famoso gorila, que estreou como "vilão", inspirado em King Kong. Este clássico não só inovou em jogabilidade, como foi o primeiro jogo eletrônico com uma narrativa completa, utilizando animações e enredo, dando origem a dois dos maiores ícones da Nintendo, Mario & Donkey Kong.

Para vencer o jogo era necessário que o jogador chegasse até Pauline, onde ganha pontos, os pontos também podem ser adquiridos de outras formas, como destruindo obstáculos ou até mesmo os pulando, a cada 10,000 pontos o jogador ganhava mais uma vida.
CURIOSIDADE: Em 1982, a Universal Studios processou a Nintendo por achar Donkey Kong muito parecido com King Kong, sem saber que King Kong já entrara para domínio público. Foi considerado um dos grandes vacilos da história dos videogames. 


PLAY DONKEY KONG


Contribuição do amigo: Shoji Kawaguchi

CONVITE!

Se você aprecia este tipo de postagem, lhe convido a se juntar ao nosso GRUPO no facebook que é dedicado a compartilhar curiosidades e imagens do passado antigo ou mesmo mais recente, desde que sejam curiosas e que nos tragam boas memórias.
JUNTE-SE A NÓS: MEMÓRIA NERD