MEMÓRIA NERD: O HOMEM DO FUNDO DO MAR


Vivi minha infância nos anos 70/80. E um dos meus passatempos favorito era me reunir com minha família e assistirmos séries de TV. E entre tantas que marcaram minha história, resolvi começar a compartilhar minhas lembranças pelo "Homem do Fundo do Mar" (The Man From Atlantis).
Este seriado passava na TV Globo entre 1977 e 1978, mais tarde voltou a ser reprisada pela Rede Record, nos anos 80. O sucesso foi tanto que chegou a ser lançado um álbum de figurinhas e uma versão em quadrinhos. O Interessante é que este mesmo sucesso não aconteceu nos Estados Unidos e a série acabou sendo cancelada pela rede NBC em junho de 1978. Ao total foram produzidos 13 episódios (+ 4 telefilmes), de aproximadamente 45 minutos cada, em uma só temporada.
A série também recebeu adaptações para os quadrinhos através da Dell Publishing em 1977, que publicou “Man from Atlantis # 1”. Logo em seguida surgiu “Man from Atlantis # 2: Death Scouts” e a linha dos quadrinhos prosseguiram com “Killer Spores” (1977) e “Ark of Doom” em 1978, todos eles escritos por Richard Woodley.
Em 1978, a Marvel Comics publicou sete contos em quadrinhos dentro da linha de Man from Atlantis, com roteiros de Bill Mantlo e desenhos de Frank Robbins e Frank Springer. Também a companhia de brinquedos Kenner Products iniciou a produção de uma linha de figuras de ação relacionadas à série de televisão.
Confira nosso vídeo, e não se esqueça de comentar.


Sinopse: Logo no episódio piloto temos um homem encontrado inconsciente (Patrick Duffy) na praia. Levado ao hospital, os médicos tentam sem sucesso reanimá-lo. Quando a Dra. Elizabeth Merrill (Belinda G. Montgomery) percebe que as mãos daquele homem possuem membranas, ela logo compreende se tratar de um ser aquático. Ao invés de ar, ele precisava de água. Rapidamente o paciente é levado de volta ao mar. Lá, Elizabeth vê aquele misterioso homem recobrar a consciência. Logo ele se torna objeto de estudo do governo.
Sem se lembrar quem é, Mark Harris (como é denominado), demonstra ter uma incrível capacidade de resistir às altas pressões subaquáticas, além de adquirir força sobre-humana enquanto está debaixo d’água. Tentando descobrir suas origens, Elizabeth e sua equipe começam a acreditar que Mark poderia ser o último sobrevivente de Atlântida (Atlantis).
Mark passa a trabalhar para a Fundação de Pesquisas Oceânicas, comandada por C. W. Crawford (Alan Fudge). Assim, ele e a equipe da Dra. Merrill viajam no submarino Cetáceo, vivendo diversas aventuras no fundo do mar. Ao longo da série, Mark enfrenta o misterioso Sr. Schubert (Victor Buono), um gênio do mal que tenta convencer o homem-peixe a unir-se a ele em sua luta pela conquista do mundo pelos mares. Registre-se que Mark tinha uma queda pela Dra. Elizabeth Merrill.